Cintas Pata Negra também no asfalto? Por que não?

Em terminais de transbordo de cargas – rodo ferroviários, fluviais e portuários - o uso da cinta-cabo Pata Negra HMPE se mostrou ser de alta eficiência no socorro de carretas avariadas em pátios de triagem e estacionamentos.

Além da indiscutível segurança da fibra HMPE, o baixíssimo peso e a grande facilidade na instalação/desinstalação da cinta Pata Negra permitem que a operação de arraste/reboque do veículo avariado para local seguro e desimpedido possa ser realizado por veículo similar (outra carreta) que esteja no local, dispensando assim a necessidade do terminal ter veículos próprios para essa função.

Apesar da Resolução 197 do Contran indicar que nas vias das cidades e rodovias seja utilizado o cambão (barra fixa presa entre os 2 veículos), nos pátios e estacionamento dos terminais de carga, o uso do cambão é praticamente inviável pela dificuldade de manuseio e transporte, gerando atrasos e relevante ineficiência operacional.

Nessa situação, a cinta Pata Negra que pode ser carregada até mesma na garupa de uma motocicleta, chega ao local e é instalada nos veículos em poucos minutos, liberando o trafego rapidamente.

O pessoal da Pata Negra esteve no início de junho na cidade de Paranaguá – PR, a convite da ATEXP – Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá, responsável pela operação e manutenção do Complexo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá para demonstrar o uso e benefícios da Pata Negra HMPE.